Como reduzir a inadimplência escolar em poucos passos?

Inadimplência escolar é um problema que afeta uma Instituição de Ensino em algum momento da vida, porém nós temos dicas valiosas de como driblar esta dificuldade! Confira o artigo.

Inadimplência no âmbito escolar, seja em mensalidades ou material didático é um problema recorrente a ser enfrentado em toda e qualquer Instituição de Ensino privada. Os profissionais responsáveis pela gestão financeira da Instituição de Ensino sabem, como ninguém, o impacto que isso tem no planejamento financeiro, manutenção de fluxo de caixa e operações como um todo.

E por isso, durante este artigo, vamos mostrar para você como reduzir a inadimplência escolar em pouco tempo, seguindo alguns passos.

O que mais causa inadimplência escolar?

Sua Instituição de Ensino é excelente nos serviços que oferece, corpo docente qualificado, instalações de ponta, por que meus clientes não pagam como devem? Aqui vão algumas possibilidades:

Problemas financeiros e familiares: esse é um dos principais problemas, se não o principal, que causa a falta de pagamento ou atraso em mensalidades, seja por que está com um dos provedores desempregado ou pela falta de planejamento financeiro da família. Neste sentido, é algo que foge do controle da instituição, porém não irremediável. Uma vez identificado o X da questão, é possível tomar algumas atitudes.

Falta de organização na gestão escolar: além dos problemas financeiros que as famílias dos seus alunos enfrentam, um outro motivo para a inadimplência é a desorganização do setor financeiro da Instituição de Ensino. Por este motivo, é preciso dar a devida atenção à forma como este departamento vem sendo gerido e organizado, analisar métodos de cobrança, forma de comunicação entre escola e família, são pontos a serem analisados.

7 dicas de como reduzir a inadimplência escolar

Agora, vamos dar para você algumas dicas de como reduzir a falta de pagamento dentro da sua escola:

Coloque sua gestão financeira em ordem

Esse é o passo mais importante para evitar ou prevenir a inadimplência escolar. Pois um profissional com uma equipe qualificada para as atividades financeiras deve ser capaz de gerir e organizar os processos do setor. 

A automatização de tarefas como envio de cobrança e geração de relatórios faz com que o profissional possa focar a atenção e energia em atividades mais produtivas.

Terceirize a cobrança dos atrasados

Não é novidade que os pais ou responsáveis por um aluno se dirijam até a escola para falar sobre valores atrasados e cada situação tem sua especificidade, porém a Instituição de Ensino pode vir a enfrentar problemas sérios financeiramente se relevar todas as situações. E um meio de não ceder sempre é terceirizando a cobrança dos valores em aberto.

Redigir um contrato claro e objetivo

Tenha um contrato bem redondo para apresentar já no ato da matrícula, pois é extremamente importante deixar bem claro os prazos e condições de pagamento de materiais e mensalidades, assim como os deveres da família ou responsável e da Instituição de Ensino. Portanto, a Instituição de Ensino deve apresentar um contrato com termos claros e de fácil compreensão para sanar as possíveis dúvidas que venham a surgir.

Tenha descontos de adimplência

Dar descontos para a pontualidade ou pagamento adiantado é uma excelente forma de estimular o pagamento em dia. Cupons para participação de sorteios para aqueles que estão em dias com as mensalidades, também é uma ótima forma de estímulo.

Tenha premiação para os bons pagadores

Seguindo a mesma linha de pensamento usada no tópico anterior, é possível criar um programa de pontuação para aqueles que são bons pagadores. Por exemplo: o estudante manteve notas boas durante todo o ano e pagou todas as mensalidades em dia e receberá um prêmio ao final do ano letivo.

Esteja sempre presente

Estar presente na vida do seu cliente, seja em uma escola ou em qualquer nicho de negócio é indispensável. Pois, os pais ou responsável de fato esqueceu o prazo de pagamento da mensalidade. E esse é um problema que pode ser facilmente resolvido se a escola estiver sempre presente, enviando informes de vencimento da mensalidade via WhatsApp, por exemplo.

Tenha um sistema de gestão eficiente

A automatização de certas atividades, principalmente as burocráticas, permite que o gestor e seus colaboradores possam ter a energia direcionada para outras atividades. Por exemplo, a automatização do envio de um boleto de pagamento por fazer com que a pessoa responsável por esta atividade consiga direcionar a atenção para resolução de outros problemas.

Como um sistema de gestão ajuda a evitar a inadimplência?

Antigamente, todos os arquivos de eram armazenados dentro de pastas que ficavam dentro de enormes gaveteiros, ocupando um espaço sem igual, sem falar no processo lento que era, tanto para armazenar quanto para buscar uma informação importante dentro desses arquivos.

Hoje, com o auxílio de um software de gestão é possível ter todos esses documentos armazenados em lugar só, de fácil acesso para todos que precisam. E, além da facilidade de armazenamento, um programa de gestão facilita a comunicação entre setores, automatiza processos burocráticos, permitindo que seus funcionários direcionam a atenção para atividades mais produtivas.

E como um ERP pode ajudar você a ter menos inadimplência? Por meio dele, você automatiza envios de boletos, minimizando erros de envios atrasados por falha humana. Consegue ter uma visão mais ampla da saúde financeira das pequenas, médias e grandes Instituições de Ensino, pois o sistema gera relatórios detalhados para ajudar você a tomar decisões rápidas e assertivas, seja algo relacionado ao financeiro da sua escola ou em outro âmbito.

É menos comum em escolas particulares, porém a evasão escolar por vir a ser um problema e com o ERP você consegue mapear o que pode estar acontecendo para que possa tomar ações assertivas quanto a este problema, por exemplo.

Como o Academicum ajudará a sua instituição de ensino a controlar a inadimplência?

A Academicum vai ajudar você a superar os desafios de colocar o setor financeiro em ordem, com painéis e funções simples de compreender e manusear, mas com soluções inovadoras para fornecer os recursos necessários para que você tenha uma gestão escolar além do convencional.

Nosso software supre necessidades tanto de pequenas quanto grandes Instituições de Ensino, sendo possível personalizar para que atenda de forma específica o perfil e necessidades de cada Instituição de Ensino.

Fale agora mesmo com um de nossos especialistas clicando no botão abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *